Yahoo Web Search

Search results

    • Image courtesy of caisdoolhar.blogspot.com

      caisdoolhar.blogspot.com

      • Propomos aqui a leitura de cinco poemas de Fernando Pessoa, que o poeta publicou durante a sua vida enquanto autor ortónimo, ou seja, Pessoa ele-próprio, não sendo estes versos atribuídos a heterónimos ou alter-egos. Esta seleção inclui versos particularmente representativos da estética e do percurso do escritor.
      www.artsoulgroup.com › blog › fernando-pessoa-5-poemas-ortonimos-publicados-em-vida
  1. People also ask

  2. Propomos aqui a leitura de cinco poemas de Fernando Pessoa, que o poeta publicou durante a sua vida enquanto autor ortónimo, ou seja, Pessoa ele-próprio, não sendo estes versos atribuídos a heterónimos ou alter-egos. Esta seleção inclui versos particularmente representativos da estética e do percurso do escritor.

    • O Que É Poesia Ortônima?
    • Fernando Pessoa E A Poesia Ortônima
    • Poemas Ortônimos de Fernando Pessoa

    Diz-se poesia ortônima para aquela cuja autoria corresponde ao autor real. A terminologia é utilizada quando o(a) autor(a) também publica com um pseudônimo ou um heterônimo. Desse modo, para se referir à obra do autor (publicada com seu verdadeiro nome), usa-se o termo ortônimo. Além de Fernando Pessoa e seus heterônimos mundialmente conhecidos, di...

    Ao se falar em poesia ortônima e heterônima, o nome de Fernando Pessoa salta à memória, isso porque ele foi um dos grandes poetas a explorar essas formas poéticas. Sua poesia ortônima, isto é, aquela atribuída a pessoa empírica e real, é marcada por diversas fases e temas. Um ponto que sempre estará presente, no entanto, é o caráter moderno, haja v...

    Veja, a seguir, dois poemas muito conhecidos da poesia ortônima de Fernando Pessoa. O primeiro traz os versos icônicos do poeta fingidor, o que também serve de chave interpretativa para a análise de sua obra, com a ideia de que o poema é uma representação. O segundo é o décimo poema da segunda parte de “Mensagem”. Autopsicografia O poeta é um fingi...

  3. Fernando Pessoa sente-se condenado a ser lúcido, a ter de pensar. Gostava, muitas vezes, de ter a inconsciência dos seres comuns. O ortónimo é, por isso, obcecado com o pensamento. Este está na origem de ser incapaz de sentir intuitivamente, como quem descobre o mundo sem preconceitos.

    • (25)
  4. Jun 26, 2012 · Antologia Poética. Compêndio que reúne toda a composição poética ortónima de Pessoa (mais de 400 poemas). Por composição poética ortónima entende-se os poemas que foram assinados pelo seu próprio nome em vez de um dos seus muitos heterónimos. O poeta é um fingidor.

  5. casafernandopessoa.pt › pt › fernando-pessoaFernando Pessoa (ortónimo)

    Ortónimo é termo que usado para referir a autoria dos poemas, textos, obras publicadas e assinadas por Fernando Pessoa. Foi o próprio quem o explicou assim na tábua bibliográfica publicada no número 17 da revista Presença , em 1928.

  6. Trata-se de Mensagem, em 1934, coletânea de poemas sobre os grandes personagens históricos portugueses. Com uma linguagem musical e subjetiva, influenciado pela Teosofia e pela Maçonaria, Pessoa assume um tom mítico e trágico de valorização da nação portuguesa.

  7. Em Fernando Pessoa ortónimo, sem incluir a Mensagem, coexistem duas vertentes: a tradicional e a modernista. Há poemas mais tradicionais com influência da lírica de Garrett ou do sebastianismo e do saudosismo , apresentando suavidade rítmica e musical, em versos geralmente curtos; mas a maior parte abre caminho a experimentações ...

  1. People also search for