Yahoo Web Search

Search results

  1. Welsh ( Cymraeg [kəmˈraːiɡ] ⓘ or y Gymraeg [ə ɡəmˈraːiɡ]) is a Celtic language of the Brittonic subgroup that is native to the Welsh people. Welsh is spoken natively in Wales, by some in England, and in Y Wladfa (the Welsh colony in Chubut Province, Argentina ). [7]

  2. External links. Galician language. This article is about the Romance language spoken in the region of Galicia, northwestern Spain. For the extinct Iberian Celtic language, see Gallaecian. For the language spoken in the Eastern European region of Galizia, see Lesser Polish dialect and Ukrainian dialects.

    • 2.4 million (2012), 58% of the population of Galicia (c. 1.56 million) are L1 speakers (2007)
    • Situação Atual
    • Dialetos E Registros
    • História E Desenvolvimento
    • Fonologia
    • Ortografia
    • Morfofonologia
    • Morfossintaxe
    • Léxico
    • Ver também
    • Ligações Externas

    O censo local de 2001 apurou que 20,5% da população do País de Gales são falantes do galês, em uma população de aproximadamente três milhões de pessoas. De acordo com o Ethnologue, o galês contava com 562 000 falantes nativos no Reino Unido em 2011 e 5 000 na Argentina em 2017. Contudo, o número de falantes nativos monolíngues vem diminuindo; em 19...

    Tradicionalmente se divide o galês em três dialetos principais: o galês meridional e o galês setentrional, ambos falados em Gales, e o galês patagônio, falado na Argentina.Atualmente não existe um dialeto coloquial padrão, sendo ambos os dialetos meridional e setentrional aceitos no País de Gales. Há diferenças significativas dentre os dialetosem p...

    O Galês (Cymraeg) provém da antiga língua dos celtas britônicos, que chegaram à ilha vindos da Gália, no século V a.C., e que permaneceu sendo usado no interior da Grã-Bretanha, mesmo após as invasões germânicas, em regiões onde anglos, saxões e jutos tinham menor influência. Após a invasão normanda, os falantes do galês recuaram mais para o oeste,...

    Consonantes

    As seguintes consonantes são fonêmicas em galês: Em cada par, a consonante da direita é vozeada e a da esquerda é surda. Os símbolos em parênteses representam alofones.

    Vogais

    Os fonemas vocálicos do galês são os seguintes: As vogais /ɨ̞/ e /ɨː/ só ocorrem nos dialetos setentrionais; nos dialetos do sul são substituídas por /ɪ/ e /iː/, respectivamente. Nos dialetos meridionais, o contraste entre vogais longas e curtas é encontrado somente em sílabastônicas; nos dialetos do norte, o contraste só é encontrado em oxítonas, incluindo monossílabos tônicos.

    O alfabeto latino é usado para representar o galês. Além das letras únicas, a escrita galesa utiliza dígrafose trígafos para representar sons inexistentes no latim. As letras < v >, < x > e < z > não são usadas em palavras nativas. O galês também tem ditongos: As seguintes letras se usam apenas na grafia de empréstimos estrangeiros.

    Mutações consonantais

    Nas línguas celtas, o termo mutação consonantal se refere às alterações fonéticas em consonantes iniciais de palavras de várias classes em função do papel gramatical da palavra na oração. No galês, as mutações consonantais gramaticais realizam funções tais quais: 1. Marcação do gênero feminino em adjetivos no singular (llyfr diddorol - drama ddiddorol/ ‘livro interessante’ - ‘peça interessante’) 2. Marcação de posse no singular (car - fy nhar, dy gar, ei char / ‘carro’ - ‘meu carro’, ‘teu...

    A morfossintaxe do galês se caracteriza sobretudo pela ordem VSO, pelas mutações consonantais como forma de concordância gramatical, pelo uso de locuções verbais preposicionadas, pelas preposições flexionadas, pelos gêneros masculino e feminino e pela flexão verbal em três modos: afirmativo, interrogativo e negativo. As flexões verbais podem diferi...

    Vocabulário básico

    O galês é uma língua derivada do britônico comum, por sua vez derivado do proto-celta, do qual a maioria das palavras galesas foram herdadas. Os vocábulos galeses de origem cética dizem respeito sobretudo à terminologia de parentesco, às cores e a nomes de animais, alimentos e verbos.A tabela abaixo contém termos equivalentes na língua irlandesa.

    Influência do latim

    Em meados dos anos 70 do século I, a maior parte da Ilha da Grã-Bretanha foi ocupada pelos romanos, com a exceção do norte da Escócia. O latim tornou-se a língua oficial da província, porém o britônico, a língua maternados habitantes celtas da Britânia, era a língua falada no dia-a-dia. Durante esse período, muitas palavras em latim foram incorporadas na língua, sobretudo termos para os fenômenos e a cultura que os romanos traziam consigo.

  3. A enciclopedia libre que calquera pode editar. domingo, 28 de abril de 2024. Versión para móbiles. Nesta versión en galego, que comezou o 8 de marzo de 2003, xa temos 206 324 artigos. Benvida COMOs Preguntas frecuentes Comunidade Políticas Artigos de calidade Axuda.

  4. A língua galega ou galego (pronúncia galega: [ɡaˈleɣo̝]) é a língua ibero-românica ocidental de caráter oficial na Comunidade Autónoma da Galiza, [ 1][ 2][ 3][ 4][ 5] falada também nas Astúrias, Castela e Leão e pela diáspora galega, localizada principalmente na Argentina, Brasil, Cuba e Uruguai .

    • gl
    • 3 a 4 milhões
    • glg
  5. A lingua galega é unha lingua romance ou neolatina. Presenta unha pequena porcentaxe de pervivencias léxicas dos substratos precelta, celta e paleohispánico, así coma dos superestratos xermánico, britónico e árabe.

  6. Dec 7, 2023 · Gaeilge: Breatnais. Italiano: Lingua gallese. Nederlands: De Welshe taal. Português: Língua galesa. Українська: Валлійська мова. Category Welsh language on sister projects : Wikipedia. cy: en: uk:

  1. People also search for